Iniciativa do Governo do Estado beneficia 20 mil famílias agricultoras e fortalece a segurança alimentar em Sergipe

O Governo de Sergipe segue fortalecendo a agricultura familiar e a cadeia produtiva do milho no estado. Em 2025, por meio do programa Sementes do Futuro, a gestão estadual garantiu a aquisição e distribuição de 206,8 toneladas de sementes certificadas de milho, beneficiando cerca de 20 mil famílias agricultoras em 63 municípios sergipanos.
Executado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a iniciativa visa ampliar a produtividade, assegurar renda no campo e fortalecer a bacia leiteira estadual, especialmente nas regiões do alto e médio sertão de Sergipe.
Segundo a Emdagro, as sementes distribuídas — das cultivares Cruzeta e Potiguar — devem resultar no plantio estimado de 93 mil hectares, com uma produção aproximada de 416 mil sacos de milho, de 60 kg cada. O volume representa uma movimentação econômica de cerca de R$ 28 milhões, considerando preços de mercado aferidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP).
Para o diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, Jean Carlos Nascimento Ferreira, o programa é uma política pública estruturante, que vai muito além da entrega de insumos. “O ‘Sementes do Futuro’ é um instrumento estratégico de desenvolvimento rural. A distribuição de sementes certificadas garante produtividade, estabilidade da produção e segurança alimentar, além de fortalecer a economia local. Estamos falando de um programa que gera renda, reduz desigualdades e mantém o agricultor no campo com dignidade”, destaca, ressaltando que a ação contribui para diminuir a dependência da importação de milho, insumo fundamental para a pecuária leiteira e de corte no estado.
Impacto positivo
Na ponta, o resultado chega rápido. O agricultor familiar e presidente da Associação do Povoado Lagoa Grande, em Nossa Senhora da Glória, município do sertão sergipano, Adalton Conrado, conta que receber as sementes do Governo do Estado fez toda a diferença na safra de 2025. “Recebemos o milho que chegou na hora certa. Com ele, nós utilizamos uma parte para consumo próprio e a outra fizemos silos para alimentação animal. Quero agradecer ao Governo do Estado, à Seagri e à Emdagro pelo milho recebido e espero que o governo continue assim, olhando para os pequenos agricultores”, afirmou. Segundo ele, a produção garantiu segurança para a família, economia na aquisição de alimentação animal e ajudou a manter a atividade leiteira durante o período mais seco do ano.
Os beneficiários do programa são, prioritariamente, agricultores familiares inscritos no programa Garantia Safra, além de produtores tradicionais, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas. Cada família recebeu até 10 quilos de sementes, respeitando critérios técnicos e sociais.
O ‘Sementes do Futuro’ se consolida como uma das ações mais relevantes do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar, geração de emprego, redução da pobreza rural e melhoria dos indicadores sociais nos municípios sergipanos.










