Publicado: 5 de abril de 2016, 14:15

Revista Exame aponta Sergipe como novo polo agrícola nacional


A Revista Exame, especializada em economia e negócios, em sua edição número 1110 de 30 de março de 2016 destaca o estado de Sergipe como novo polo agrícola brasileiro pelo aumento da eficiência produtiva de grãos, especialmente do milho.

A matéria assinada pelo jornalista Vladimir Brandão conta que houve aumento na produtividade de grãos “nos últimos anos, quando produtores da região perceberam uma oportunidade: em função do clima local. A colheita de milho ocorre de novembro a fevereiro, no período de entressafra de outras áreas produtoras. Com isso, podem abastecer na entressafra granjas de frangos e suínos localizadas principalmente em Pernambuco”.

A revista relata que “ha dois anos, o estado bateu seu recorde ao colher mais de 1 milhão de toneladas de milho numa safra, dez vezes o que produzia até a virada do século. O milho sergipano passou a ser conhecido como de ‘terceira safra’, por complementar as colheitas de verão e de inverno das principais regiões produtoras do país”.

O secretário de estado da Agricultura de Sergipe, Esmeraldo Leal, ao comentar a matéria acrescenta que outros fatores como “o programa de distribuição de sementes de qualidade e o programa de mecanização agrícola aliados à assistência técnica da Emdagro e Cohidro e a força e determinação do agricultor familiar são fundamentais para este resultado. Além , é claro, dos fatores favoráveis no estado, citados na reportagem, como solo fértil e chuvas regulares no inverno, além do importante trabalho da Embrapa que passou a divulgar os resultados de pesquisas demonstrando o potencial de Sergipe na produção de milho com a adoção de técnicas mais modernas, incluindo o uso de sementes melhoradas” .

Esmeraldo Leal diz que a produção de 2015 será recorde acompanhando a tendência nacional. “É importante destacar que mesmo neste período de dificuldade financeira, o Governo de Sergipe vem distribuindo as sementes antes do período das chuvas, como aconteceu em maio de 2015 num grande ato com a presença do governador Jackson Barreto e a ministra Tereza Campello, em Nossa Senhora da Glória, quando foram entregues 657 toneladas de sementes em parceria com a Conab para 40 mil agricultores familiares, com investimentos de R$ 4.073.588,00. As famílias foram beneficiadas com sementes de milho (365 toneladas), feijão (262 toneladas) e sorgo (30 toneladas)” detalhou o secretário.

Outro destaque feito por Esmeraldo é para a produtividade de arroz no estado. A matéria não cita dados do arroz, mas segundo o secretário a safra deste ano vai superar a anterior que foi de pouco mais de 20 mil toneladas. “Sem sombra de dúvidas, já estamos com uma perspectiva que bateremos recorde de produtividade alcançando uma safra que ultrapassa 25 mil toneladas este ano. No caso do arroz o governo também distribuiu sementes 400 toneladas de sementes com recursos próprios”.

Veja matéria completa da revista Exame no link abaixo:

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1110/noticias/apesar-de-cenario-desfavoravel-agronegocio-segue-brilhando

Atualizado: 5 de abril de 2016, 14:15
Skip to content