Seagri e vinculadas levam ações e serviços ao ‘Sergipe é aqui’ em Nossa Senhora do Socorro

Nesta ação de governo itinerante, técnicos e diretores dos órgãos ligados à Agricultura estiveram a postos para atender ao público que visitou o estande

O município de Nossa Senhora do Socorro, na região da Grande Aracaju, recebeu, nesta sexta-feira, 4, a 51ª edição do “Sergipe é aqui”, com a presença da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e suas empresas vinculadas – Coderse, Emdagro e Pronese. Destaque em Sergipe como primeiro lugar entre os municípios que mais produz camarão, Nossa Senhora do Socorro pontuou com 1,1 milhão de kg do crustáceo ao ano, conforme dados do IBGE, do ano de 2023. Também no município,100 agricultores receberam pela primeira vez, em 2025, sementes de milho certificadas, representando uma tonelada de grãos, graças à ação do Governo de Sergipe, por meio do programa “Sementes do Futuro”.

Nesta ação de governo itinerante, técnicos e diretores dos órgãos ligados à Agricultura estiveram a postos para atender ao público que visitou o estande. No local foram entregues 65 mudas de árvores frutíferas e realizados atendimentos em geral, para quem procurou os serviços no local. Informações sobre emissão de CAF, cadastramento de pequenos agricultores para inseminação artificial em bovinos, ovinos e caprinos, assim como o cadastramento de pequenos produtores para vacinação de bezerras contra brucelose, foram alguns dos serviços disponíveis no local. No município três produtores já realizaram este ano a vacinação de 30 animais, contra a Brucelose.

Como acontece em todas as edições do programa, a distribuição de mudas certificadas, pela Emdagro, atraiu um grande público para o estande, como foi o caso da dona de casa Maria Souza Lima, que ganhou um pé de manga, do tipo Espada e vai levar para plantar no sítio da família, em Nossa Senhora das Dores. “Toda qualidade de fruta que a gente arrecada eu levo para plantar lá. A gente já tem muitas mangueiras, pés de caju, de jaca, coqueiros e assim vamos ampliando cada vez mais”, observa Maria que aproveitou o dia de ações também para renovar sua carteira de identidade.

A autônoma Sheila Bernardes também visitou o estande da Agricultura acompanhada da mãe, Nicielma Nascimento, e juntas ganharam mudas de cacau e pitanga. “Viemos aproveitar os serviços oferecidos pelo governo, aqui em nosso município e gostamos muito de ganhar essas fruteiras, que vamos levar para plantar no terreno de nossa casa”, conta satisfeita ao elogiar a iniciativa do projeto.

Já Sérgio de Moura Oliveira aproveitou que a esposa estava trabalhando no evento e quis conhecer todos os estandes, a fim de aproveitar os serviços oferecidos. “Quando passei aqui pelo da Agricultura tive essa ótima surpresa, de conseguir uma muda de amora que tanto eu queria para plantar em minha casa”, comemora.

Coderse presente

Companhia com serviços prestados em todo estado de Sergipe — incluindo em Nossa Senhora do Socorro, onde perfurou 33 poços — a Coderse também esteve presente no ‘Sergipe é aqui’, recebendo demandas em perfuração e instalação de poços e mostrando as ações nos demais municípios, principalmente no semiárido.

A mostra dos trabalhos, principalmente a maquete de uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce (PAD), tem caráter informativo, presta contas à sociedade e educa quanto a tecnologia social necessária para que a população rural conviva com a seca e ainda produza alimentos e renda no campo. Até o fim do ano, a Coderse prevê a implantação de 32 sistemas de abastecimento PAD, em Sergipe, potabilizando a água de poços tubulares profundos salinos.

No estado, o Água Doce é coordenado pela Seagri e tem nas suas vinculadas, Coderse e Emdagro, as empresas executoras de ações de ampliação da área de atuação, manutenção dos sistemas, capacitação e mobilização das populações atendidas e que são cogestoras das unidades de dessalinização.

Fotos: Vieira Neto
 

Governo

Última atualização: 7 de julho de 2025 09:34.

Ir para o conteúdo