Seagri e vinculadas levaram ações e serviços a agricultores de Nossa Senhora de Lourdes no ‘Sergipe é aqui’

Município se caracteriza pela vocação para pecuária leiteira e cultivo de milho para comercialização de grãos

Com forte atividade na pecuária leiteira e no cultivo de milho para venda do grão, o município de Nossa Senhora de Lourdes, a 126 quilômetros da capital, recebeu os serviços da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e vinculadas – Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) – na 34ª edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’. Na ocasião, agricultores e pecuaristas demonstraram satisfação por terem serviços governamentais à disposição da população.

Por meio da Emdagro, 567 agricultores familiares foram assistidos no município. Em 2024, o governo distribuiu 3,5 toneladas de sementes de milho pelo Programa Sementes do Futuro, beneficiando 350 agricultores. Em 2023, o programa Mão Amiga Bacia Leiteira beneficiou 318 agricultores, e outros 144 agricultores foram cadastrados no Garantia Safra. Este último programa está em fase de análise de perda de safra, solicitada pela prefeitura.

“Mais uma vez, a equipe da Secretaria da Agricultura e suas vinculadas estiveram presentes no ‘Sergipe é aqui’, programa do Governo do Estado que vem aproximando cada vez mais o cidadão sergipano dos serviços da administração pública”, destacou o secretário-executivo da Seagri, Patrick Santana. “O município de Lourdes se destaca bastante na pecuária leiteira, e durante a semana que antecedeu o projeto, técnicos da Emdagro foram até as propriedades para vacinar 119 animais bovinos contra a Brucelose”, acrescentou, ao observar que no estande da Agricultura 13 produtores puderam receber seus certificados.

Outros serviços
Como tem ocorrido em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’, em Nossa Senhora de Lourdes a equipe da Emdagro fez a distribuição de 50 mudas frutíferas, aos agricultores que visitaram o estande. Acerola, pitanga, goiaba, jaca, jenipapo, jambo, tamarindo, cajá e amora foram alguns dos pés de fruta entregues no local, onde foram prestadas diversas informações aos visitantes sobre a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Também foi feita a entrega de 13 certificados de vacinação contra a Brucelose, com 119 animais imunizados. Outros 30 agricultores entregaram amostras de solo, que serão encaminhadas para análise do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS).

Um dos produtores rurais que visitou o estande da Agricultura durante o ‘Sergipe é aqui’ foi José Roberto Mota, da comunidade do Povoado Tabuleiro, que contou que já chegou a produzir cerca de 250 litros de leite por dia, além de fabricar bala de leite e queijo. Na ação desta sexta, ele recebeu o certificado de vacinação contra brucelose, e ressaltou a importância do documento para a saúde dos animais e dos seres humanos. “Sei que a Brucelose pode ser transmitida pelo leite, por isso em minha propriedade vacinei, com a ajuda dos técnicos da Emdagro, 28 animais”, detalhou.

Já a produtora Renibergna Silveira Moura Santos, do povoado Pedra Furada, em Nossa Senhora de Lourdes, destacou a importância da vacinação de animais em sua propriedade, afirmando que, graças à vacinação, nunca perdeu um animal por doença. Ela informou que 12 animais foram imunizados contra a Brucelose, sendo seis vacas e seis novilhas. Reni, como é chamada, também produz milho e cria suínos, comercializando leite para uma fabriqueta e vendendo leitões para engorda e abate. “A vacinação é essencial para prevenir doenças e garantir a saúde dos animais, incluindo a proteção contra Brucelose”, destacou.

A agricultora Lane Clei Barreto Albuquerque, do povoado Cabeça do Boi 1, em Gararu, aproveitou a ação do governo no município de Nossa Senhora de Lourdes, sua terra natal, para garantir uma muda frutífera para seu sítio. “Lá eu planto de tudo, mas o forte mesmo são as fruteiras. Tenho abacaxi, muitas mangueiras, pés de acerola, de tamarindo, de pinha, laranjeiras e, principalmente, os pés-de-maracujá, que vendemos bastante. Faltava um pezinho de abacate, que gosto muito, e hoje consegui aqui no estande da Agricultura”, disse, satisfeita. 

Assim como ela, a agricultora Maria Risolândia da Silva, do povoado Tabuleiro, também voltou para casa com uma muda frutífera, neste caso, de jaqueira. “A jaca é uma das minhas frutas preferidas, e eu ainda não tinha em meu sítio. Agora vou plantar, e sei que vai dar bons frutos”, destacou.

Coderse
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) tem em Lourdes sua principal atuação na perfuração, instalação e recuperação de poços, para atender comunidades rurais. As águas subterrâneas do município são caracterizadas pela concentração de sal, restringindo a possibilidade de perfuração de poços artesianos.

No ‘Sergipe é aqui’, a Coderse também realizou o atendimento à população que busca por orientações, além de apresentar o trabalho realizado em todo o estado, com o desenvolvimento de recursos hídricos para uso doméstico e irrigação nos perímetros estaduais. Exemplo disso é o Programa Água Doce, que no governo itinerante é exposto por meio de uma maquete que demonstra como funciona uma das 29 unidades de dessalinização de água em Sergipe, sistemas criados e geridos pela parceria dos governos federal e estadual com as comunidades.

Fotos: Vieira Neto

Governo

Última atualização: 2 de setembro de 2024 09:26.

Pular para o conteúdo