Nesta quarta-feira, 22, o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva, esteve reunido com sua equipe técnica, a fim de nivelar o conhecimento sobre a operacionalização do Projeto Sertão Vivo.
A iniciativa, que está prestes a ser lançada pelo governador Fábio Mitidieri, trata-se de um dos mais importantes projetos dentro da atual gestão, com investimentos já garantidos no valor de R$ 150 milhões, para beneficiar agricultores de 29 municípios do semiárido sergipano.
O projeto Sertão Vivo é uma ação do Governo de Sergipe, viabilizado mediante contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), a ser implementado até o ano de 2030. Serão destinados recursos com a finalidade de realizar ações de fortalecimento da agricultura familiar, para combate à fome e aos efeitos das mudanças climáticas.
De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Pronese, Abelardo Neto, o encontro foi muito promissor e importante para nivelar o conhecimento com todos os que fazem parte da fase operacional. “Mais duas etapas serão realizadas com o repasse das orientações dos manuais de implementação e de operacionalização do projeto”, pontuou.
Também participaram da reunião os presidentes da Emdagro, Gilson dos Anjos e da Coderse, Paulo Sobral, empresas vinculadas à Seagri e que farão parte da execução do projeto nas comunidades, além de contar com a participação da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Deborah Dias. “A contribuição da Semac vai ser fundamental, visto que o Sertão Vivo tem forte apelo ambiental, com foco nas ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas”, destacou o secretário Zeca da Silva.







