Publicado: 29 de março de 2019, 14:06

Seagri participa da ExpoRingo 2019 e prospecta parcerias com o governo Federal

Foi montado estande com informações técnicas dos programas e projetos das empresas vinculadas à Seagri: Emdagro, Cohidro e Pronese.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca Nesta (Seagri) participou da primeira edição da FJ Ringo Expo & Negócios “ExpoRingo  2019”, encerrada neste domingo, 31 de março. O secretário André Bomfim e a equipe técnica da Seagri acompanharam a comitiva do governador Belivaldo Chagas na abertura do evento, que contou também com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correia Dias. A exposição agropecuária aconteceu no Parque das Palmeiras, em Lagarto.

O governador Belivaldo Chagas destacou que a realização da ExpoRingo projeta Sergipe no cenário nacional. “É um dos maiores eventos do País, que se realiza num dos maiores parques de exposição do Brasil. Este espaço passa a ser uma escola de agronegócio de Sergipe”, afirmou. O governador sinalizou, ainda, para a intensificação do apoio do governo estadual ao setor. “Queremos ter um envolvimento mais direto com o agronegócio de Sergipe e de fora do estado. Vamos abrir nosso olhar para o agronegócio, que gera emprego e renda. Com certeza, Sergipe só vai sair ganhando”, ressaltou.

No pavilhão de expositores, a Seagri montou stand com informações técnicas dos programas e projetos das empresas a ela vinculadas: Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). O stand foi prestigiado pela ministra Tereza Cristina, que parou para ouvir explicações sobre as principais políticas públicas do setor agropecuário realizadas pelo governo de Sergipe.

Além da valorização do agronegócio, no seu pronunciamento, a ministra falou da expectativa de brevemente apresentar um plano para o setor agropecuário abrangendo todo o Nordeste. Citou como exemplo o interesse de resolver os assuntos relativos à ação fundiária. “A minha presença e a presença do secretário especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, é para dizer do nosso interesse em resolver os assuntos fundiários de todos, seja de assentamentos ou de quem está na terra há 100 anos, mas ainda não tem a titulação definitiva”, revelou.

Para o secretário de estado da Agricultura, André Bomfim, a presença da ministra em Sergipe por ocasião da ExpoRingo suscitou a oportunidade de formar parcerias. “A vinda da ministra Tereza Cristina foi uma oportunidade de afinar a parceria com o governo Federal. Nos chamou a atenção a perspectiva da formatação de convênios de regularização fundiária. Vamos buscar, junto ao Governo Federal, as condições para que aquele produtor que ainda não tem o título de terra, possa vir a ter, conseguir crédito e assistência técnica para continuar produzindo”, disse o gestor estadual da Agricultura.

O empresário Geraldo Magela, responsável pela iniciativa do evento, destacou que a ExpoRingo representa um marco histórico para o agronegócio sergipano. “É uma nova era para a economia e uma resposta aos desafios, mostrando o vigor do segmento no estado. É uma iniciativa corajosa para que Sergipe possa se posicionar nos mercados. O evento promoveu a integração entre o esporte equestre e os negócios agropecuários”, enfatizou.

Atualizado: 29 de março de 2019, 14:06