Seagri promove ações e disponibiliza serviços à população de Pacatuba no ‘Sergipe é aqui’

Atividades aconteceram nesta sexta-feira, 9, na primeira edição do programa deste ano

O município de Pacatuba, na região do baixo São Francisco, foi o primeiro do ano a receber o programa estadual ‘Sergipe é aqui’, com mais de 160 serviços do Governo de Sergipe. A 64ª edição do projeto de governo itinerante reuniu um grande público na Tenda da Agricultura, onde foram concentradas as ações e serviços realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri). 

Também estiveram presentes as empresas vinculadas à Seagri: Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe. O secretário da Seagri, Zeca da Silva, acompanhou as atividades do estande.

No local, agricultores e público em geral puderam obter informações e buscar atendimento para questões relacionadas à área. Os moradores também foram contemplados com mudas frutíferas produzidas pela Emdagro. Ao todo, foram 60 pés de frutas distribuídas gratuitamente, a exemplo de abacate, siriguela, amora, caju, tamarindo, acerola e jaca, entre outras, que atraíram um grande público para o local. Durante o dia de atividades foram entregues ainda 30 amostras de solo, retirados de propriedades rurais, para análise pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe (ITPS). 

Pescadora do povoado Paturi, em Pacatuba, Maria de Lourdes Matias esteve na cidade para aproveitar os serviços oferecidos durante o ‘Sergipe é aqui’ e disse ter ficado satisfeita com o recebimento de uma muda arbórea de graviola para plantar em seu sítio. “Já tenho um pé de fruta em casa, mas está muito feio. Vou levar esse novo para ver se consigo bons frutos”, afirmou, ao destacar que já tinha conseguido ser atendida por um dentista e realizado teste rápido para doenças autoimunes no evento.

Também agricultora, Maria Aparecida da Cruz contou estar feliz por voltar para casa com uma muda de siriguela, fruta que ela não ainda não tinha em seu pomar. No município, ela fornece alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que abastece escolas da região, na merenda escolar. “Vendo maracujá, abacate, banana, abacate, abacaxi e sempre trabalhei na lavoura, com meu marido. Esse é o nosso meio de vida mesmo”, ressaltou Aparecida. 

Ela também preside a Associação de Moradores do Assentamento Padre Nestor, onde mora, e foi até o local para receber o atestado de vacinação de cinco criadores associados que vacinaram seus animais contra a Brucelose e Clostridiose. O programa realizado pelo Governo do Estado, por meio da Emdagro, vacinou 65 animais na localidade.

Já o criador Silvair Santos de Jesus, do povoado Rancho, também em Pacatuba, recebeu o certificado do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) e ficou satisfeito em poder resolver outras pendências que precisava, em um único dia. “Graças a Deus, resolvi tudo hoje. Recebi meu CAF, que considero um documento muito importante, por me ajudar no desenvolvimento da minha produção rural e ainda vou voltar para casa com a segunda via da minha certidão de nascimento e minha nova carteira de identidade”, comemorou o agricultor que planta mandioca, coco e cria gado, juntamente com a mãe e dois irmãos.

Coderse em Pacatuba

Como tem feito em todas as edições do programa ‘Sergipe é aqui’, a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) também levou para Pacatuba uma maquete de uma das 32 unidades de dessalinização do Programa Água Doce no estado. A empresa conta com serviços no município, perfurando e fazendo testes de vazão em três poços, desde 2023, em atendimento a mais de 40 famílias no campo. No mesmo período, outras oito intervenções em instalação, recuperação e manutenção em poços, realizadas por equipes da Coderse, atenderam mais de 100 famílias em localidades rurais.

Por ser um dos quatro municípios com áreas irrigadas pelo Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis, Pacatuba mantém uma relação próxima com a Seagri e Coderse. Toda a infraestrutura de captação, distribuição de água e os 41 lotes empresariais, pertencem à companhia estadual. A associação dos concessionários administra o polo irrigado e a empresa pública gerencia os contratos, fiscalizando a operação. O platô é responsável pela produção anual de quase 300 mil toneladas de frutas e hortaliças. São mais de 83 milhões de cocos verdes e 2.325.000 metros quadrados (m²) de grama ornamental e esportiva, gerando cerca de 2,3 mil empregos diretos na região.

Governo

Última atualização: 12 de janeiro de 2026 10:39.

Acessar o conteúdo