Coderse, Emdagro e Pronese levaram serviços e informações para a população do município

Programa de gestão itinerante do Governo de Sergipe, a 59ª edição do ‘Sergipe é aqui’ chegou à histórica cidade de Maruim, nesta sexta-feira, 17, com mais de 160 serviços à população. A Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) mais uma vez esteve presente, levando informações e serviços para os agricultores da região. Também participaram as empresas vinculadas à Seagri: Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdgaro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).
A tenda da Seagri realizou atendimentos e entregas de benefícios à população do município, para onde a capital de Sergipe foi transferida simbolicamente por um dia. Na ocasião, a Emdagro fez a entrega do Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) a três produtores rurais, certificado de vacinação de 22 animais imunizados contra a Brucelose e encaminhou 15 amostras de solo para análise, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). Também distribuiu 60 mudas de árvores frutíferas ao público que visitou o estande da Agricultura, contribuindo assim com o reflorestamento de propriedades rurais, com espécies certificadas e de qualidade.
Para a dona de casa Juliane Carlos dos Santos, foi positivo participar do ‘Sergipe é aqui’ e voltar para casa com uma muda de amora. “Tenho um quintal grande e há muito tempo queria ter pés de fruta no local. Agora, essa muda vai ser a primeira e vou cuidar com muito carinho para que dê bons frutos”, destacou. Já o produtor rural Bruno dos Santos Matheus visitou o estande para receber seu CAF e foi contemplado com um pé de jambo. “Tenho uma criação de gado de corte, com 30 cabeças e vim receber meu certificado por saber da importância que tem para conseguirmos realizar muitas ações e benefícios, para a gente que trabalha no campo”, afirmou Bruno, morador do povoado Mata de São José.
O criador Davi Carvalho Santos, do povoado Caititu, também esteve no local para receber o CAF. “Desde criança, eu moro nessa terra e lido com agricultura, por isso sei da importância que esse documento tem. Ele abre um grande número de oportunidades para o pequeno agricultor familiar, pois podemos ter acesso ao crédito rural e também facilita na hora de nossa aposentadoria”, disse ele, que trabalha com criação de animais. “Crio galinha, pato e também já criei ovelhas. Hoje vendo meus animais nas feiras da região e tenho um projeto de crescer, investindo na criação de abelhas e de peixes, já que tenho uma área grande, e sei que o CAF vai me ajudar a abrir espaço para realizar esse sonho”, afirmou.
Coderse
Vinculada à Seagri, a Coderse compareceu à tenda da Agricultura para disponibilizar seus serviços à população de Maruim, durante a 59º edição do ‘Sergipe é aqui’. Além de atender demandas de poços e sistemas de abastecimento, a empresa levou a maquete do Programa Água Doce.
Pelo modelo de uma unidade de dessalinização de água, foi explicado à população e autoridades, o importante trabalho que a Seagri e suas vinculadas fazem no seminário, em 32 localidades e com oito mil pessoas beneficiadas com água potabilizada, a partir de poços salinos. Os três últimos sistemas estão sendo implantados por meio da Coderse, em comunidades de Carira, Poço Verde e Porto da Folha.