Até o fim de 2025, serão 34 comunidades e cerca de 2.760 famílias sergipanas atendidas por dessalinizadores mantidos ou implantados via Coderse
O Congresso da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água (ALADYR) 2025 teve início na última quarta-feira, 6, e segue até esta sexta-feira, 8, em São Paulo/SP, com mais de 300 participantes de 12 países. Uma das experiências brasileiras em evidência no evento é o Programa Água Doce (PAD), com 21 anos de atuação e que em Sergipe é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), sendo executado pelas suas empresas vinculadas, as Companhias de Desenvolvimento Regional (Coderse) e Agropecuário (Emdagro).
O Governo de Sergipe mantém 29 unidades do PAD, está concluindo mais três e pleiteia outras 11. Até o fim do ano, serão 2,6 mil famílias atendidas pelo programa no estado. O coordenador do Núcleo Estadual do PAD, Vandesson Carvalho, está no Congresso da ALADYR, participando de atividades e levando as demandas da agenda do programa em Sergipe.
“Nesta quinta-feira, já participamos de reunião com o Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica (DRHB), seguida da apresentação do PAD feita pelo Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, ambos do MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional)”, informou Vandesson. Ele explicou ainda que, por meio da Coderse, é feito o acompanhamento frequente das unidades do PAD, com a manutenção, recuperação ou troca de equipamentos em dessalinizadores e poços tubulares profundos.
Na reunião que Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Minas Gerais participaram, o diretor do DRHB, Nelton Miguel Friedrich, abordou o compromisso que a gestão dos
sistemas de abastecimento têm com a destinação correta dos rejeitos da dessalinização. “A pauta tratou do alinhamento do novo termo de compromisso e ampliação dos sistemas, voltado ao reuso e saneamento básico nas áreas rurais, com esses estados”, pontuou.
A partir deste diálogo já feito no Congresso, foi possível agendar a participação de Sergipe em reunião em Brasília, e assim fortalecer a destinação dos recursos do
PAD para o estado. “Estamos nas tratativas finais para que Sergipe receba mais 11 sistemas do Água Doce, somando 43 unidades de dessalinização. Além desses do PAD, a Coderse também implantou, em 2023, outros dois sistemas de dessalinização em comunidades de Poço Verde e Riachão do Dantas. Com isso, ainda neste ano, de três novos sistemas do PAD, serão cerca de 2.760 famílias sergipanas atendidas diariamente com água potável de dessalinizadores”, complementou Vandesson Carvalho.




