Publicado: 20 de maio de 2016, 14:56

Técnicos participam de treinamento sobre Cadastro Ambiental


Técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) participaram de treinamento sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR). As instruções foram ministradas, no último dia 17 de maio, por Valdelice Leite Barreto, bióloga da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), na sede da Seagri.

Segundo o engenheiro da Seagri, Cláudio Lima, o objetivo do treinamento é habilitar a equipe técnica para promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, regularização ambiental e combate ao desmatamento.

O momento de instrução serviu também como troca de experiências sobre a melhor forma de orientar os agricultores e proprietários que fazem parte do público atendido pela secretaria de agricultura.

O que é o CAR:

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Para mais informações sobre o CAR, acesse o site aqui.


Atualizado: 20 de maio de 2016, 14:56
Skip to content