Através da Coderse, Seagri mantém funcionamento de 29 sistemas de dessalinização
Completando o ciclo de oficinas de sustentabilidade ambiental oferecidas a todos os cinco mil usuários do ‘Programa Água Doce’ (PAD), em Sergipe, o Governo do Estado realizará mais dez dessas atividades em Poço Verde e Tobias Barreto, de 21 a 26 de agosto. A iniciativa leva boas práticas em higiene com a água dessalinizada a partir de poços e a conservação das unidades do PAD.
Em comunidades rurais distantes das redes de adutoras, em que os aquíferos são salinos, a população tem acesso à água potabilizada a partir de 29 dessalinizadores implantados e mantidos pelo PAD. O programa é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), executado por suas empresas vinculadas, instituições parceiras e as próprias comunidades.
“As oficinas de sustentabilidade têm a preocupação de como as famílias vão coletar, transportar e armazenar a água sem pôr em risco a saúde dos usuários. Mas também reforça as noções de co-gestão do sistema, que deve contar com a cooperação de todos para a conservação e realização de pequenos reparos. Assim como foi proposto na instalação dos sistemas, há cerca de 8 anos”, considerou Paulo Sobral, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), empresa vinculada à Seagri.
José Souza Júnior é operador e usuário da unidade do PAD, no povoado Macacos, no município de Carira, agreste sergipano. Lá, a oficina já aconteceu e, segundo ele, veio para cooperar com com seu trabalho. “Ajuda em como explicar ao pessoal qual a forma correta de pegar a água e como deve ser ‘Fundo Reserva’. Esse é um dinheiro para ajudar em algumas manutenções, com limpeza e outras coisas que a Coderse não pode ser responsável. Mas sempre que eu preciso, solicito ao pessoal da Coderse e eles resolvem o problema. Estão 100%”.
Próximas oficinas
O coordenador estadual do PAD, Vandesson Carvalho, divulga que nos três primeiros dias as oficinas de sustentabilidade serão em Poço Verde, centro-sul sergipano, e que os demais dias de oficinas ocorrem em Tobias Barreto, conforme programação pré-definida, também na região centro-sul “Antes das oficinas é feito um cadastramento socioambiental para identificarmos como o PAD está influindo no cotidiano das famílias. As oficinas são feitas com material audiovisual, cartazes e linguagem de fácil compreensão”, completou Vanderson Carvalho.
Usuária da unidade do PAD no povoado Macacos, em Carira, Elza de Jesus mora na comunidade há mais de 40 anos e conta que o sistema de abastecimento de água dessalinizada mudou a vida dos moradores. “A gente está fazendo uma oficina de sustentabilidade e é importante. Tem que ensinar isso às pessoas, guardar água no lugar limpo. Eu sempre gosto de guardar a minha naqueles potes de barro, de filtro e na geladeira. Quando não tinha essa água, era muito ruim para todo
mundo. Não tem nem onde pegar água para beber. Ou compra ou fica sem”, enfatizou.
Saúde da família
Agente de saúde municipal de Carira e usuária também no povoado Macacos, Hortência Alves explica que a água com o tratamento que recebe na unidade do ‘Água Doce’ faz bem à saúde. “É muito importante esse sistema no povoado. Foi a melhor coisa que teve. Água com qualidade! Existe um impacto na saúde das pessoas, por conta dessas bactérias, essas diarreias, que estão ocorrendo um surto. Daí é muito importante a água bem cuidada, bem tratada, higienizada para as crianças e para todos daqui da comunidade”, avaliou.
Calendário
21/08 – segunda-feira – Poço Verde
• Povoado Cova da Índia, às 10h30 – na casa de Dona Terezinha (Assentamento
lreno Alves);
• Povoado Cacimba Nova, às 16h – na Cooperativa da Comunidade.
22/08 – terça-feira – Poço Verde
• Povoado Ponta da Serra, às 10h30, na Casa de Miguel;
• Povoado Recanto, às 16h – no Colégio vizinho à unidade do Programa Água Doce.
23/08 – quarta-feira – Poço Verde
• Povoado Lages, às 10h30 – na Associação da Comunidade;
• Povoado Cachorro Morto, às 16h – no Centro Comunitário da Comunidade.
24/08 – quinta-feira – Tobias Barreto
• Povoado Macacos, às 10h30 – na Escola Municipal Ensino Fundamental
Salustiano Ribeiro;
25/08 – sexta-feira – Tobias Barreto
• Povoado Borda da Mata, às 10h30 – no Bar do José;
• Povoado Saquinho, às 16h – local a definir.
26/08 – sábado – Tobias Barreto
• Povoado Candeias, às 10h30 – no Bar vizinho à unidade do Programa Água Doce.