Agricultores de Japaratuba aproveitam serviços da 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Ação beneficiou os agricultores do município, que são responsáveis pela geração de renda e emprego no campo

O município de Japaratuba recebeu a 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta quinta-feira, 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional do Agricultor Familiar, e no estande da Agricultura, muitos exemplos de sucesso tiveram seu destaque reconhecido. Como em todas as cidades onde já aconteceu o programa de governo itinerante,  a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) se fez presente, juntamente com suas empresas vinculadas — Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese). 

Na ocasião, foram disponibilizadas ações especialmente para os agricultores, que são responsáveis pela geração de renda e emprego no campo, com a garantia do sustento de milhares de famílias. Do povoado Caraíbas, no município, veio o exemplo da panificação ‘Nascendo para crescer’, que fabrica pães, bolos e biscoitos, gerando renda para a comunidade do projeto de assentamento de reforma agrária. A Associação Comunitária do Projeto de Assentamento Caraíbas recebeu recursos do Governo do Estado, por meio de um convênio firmado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que garantiu a compra do maquinário e a estruturação da agroindústria. 

“Atualmente, produzimos entre 500 e 600 pães por dia, do tipo francês, doce, carrapicho, de macaxeira e de batata, além de bolos e alguns biscoitos caseiros. Hoje aproveitamos a oportunidade de vir demonstrar nossos produtos neste evento promovido pelo Governo do Estado”, declarou Erisvando Chagas, presidente da associação, que é formada por 115 famílias de agricultores familiares.

Representando o trabalho realizado pela Cooperativa Jardim, de Japaratuba, com peças artesanais feitas da palha do Ouricuri, a artesã Cristiane Santos de Jesus levou para o estande bolsas, esteiras, cestos e chapéus, entre outros produtos que foram comercializados no local. “Foi muito importante essa oportunidade de divulgar as artes que a gente faz com tanto carinho e poder ganhar um dinheiro extra”, afirmou a moradora do povoado Alagamar.

Segundo a técnica em Economia Doméstica da Emdagro, Josenildes Menezes, é de responsabilidade da empresa cuidar dessa área ambiental e realizar constantemente a conscientização dos agricultores para a preservação do ouricurizeiro, responsável pela matéria prima e pela produção do artesanato local. “No campo da agricultura familiar, as famílias, principalmente de Japaratuba e Pirambu, têm um potencial muito grande com o artesanato e estão sempre atentas à questão da preservação. Esse trabalho com a palha do ouricuri representa uma tradição que vem passando de geração em geração, e representa, para os agricultores, uma boa complementação na renda familiar”, enfatizou.

Outro exemplo de sucesso demonstrado no estande da Agricultura, em Japaratuba, foi levado pela coordenadora da Organização de Controle Social (OCS) da região, Iraci dos Santos Sena, que fez a distribuição de mudas de açaí orgânico. “Nossa associação reúne um grupo de agricultores familiares na produção de orgânicos com intuito de fazer com que as pessoas conheçam e consumam alimentos saudáveis. Aproveitamos para trazer uma amostra de nossos produtos e divulgar nosso trabalho”, disse a agricultora.  

Emdagro presente

A Emdagro esteve presente no ‘Sergipe é aqui’ em Japaratuba com uma gama de serviços que vão desde a distribuição de 55 mudas frutíferas, entrega de nove Cadastro de Agricultura Familiar (CAFs), a entrega de 35 amostras de solo ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas de do Estado Sergipe (ITPS) para análise e o cadastramento de pequenos produtores para vacinação de bezerras contra Brucelose e Clostridiose. A empresa também entregou quatro atestados de vacinação contra a brucelose a agricultores familiares e cinco certificados de imunização contra clostridiose, um total de 73 animais vacinados entre bovinos e ovinos.

O presidente da Cooperativa Jardim, na região de Japaratuba, José Augusto Feitosa, recebeu o seu CAF nesta quinta-feira. “Esse documento é extremamente importante para nós, agricultores. Ele nos oferece uma ampla variedade de benefícios, como a possibilidade de obter empréstimos bancários e vender nossa produção, através da cooperativa, para prefeituras e programas do governo estadual. Além disso, o CAF é muito importante para garantir nossa aposentadoria futura, pois demonstra nossa atividade agrícola ao longo dos anos”, reforçou.

O agricultor autônomo Ginaldo dos Santos Silva esteve no estande para conversar com um técnico da empresa sobre a morte de um pé de goiaba que tinha em sua residência. “Foi muito bom vir aqui e poder conversar com um técnico. Eu tinha um pé de goiaba na minha casa, mas alguma coisa aconteceu e ele morreu. Aí recebi uma orientação técnica da Emdagro que vou usar quando for plantar e nova muda de goiaba que acabei de ganhar”, disse.

Ações da Coderse

Em Japaratuba, a Coderse ofereceu orientações sobre os serviços de perfuração, bombeamento, instalação e manutenção de poços tubulares e seus sistemas de abastecimento, ao mesmo tempo em que demonstrou, por meio de uma maquete de sistema de dessalinização, como funciona o Programa Água Doce em Sergipe. O programa está presente em 29 comunidades rurais da região semiárida e neste ano está sendo ampliado para mais três.

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Coderse, Ernan Sena, explica que o órgão tem forte presença no município do leste sergipano, tendo executado, ao todo, 53 poços. “Aqui em Japaratuba, desde 2023, nós perfuramos quatro poços tubulares profundos, nos povoados de Sapucaia, Porteiras, Várzea Verde e Alto das Mangabeiras. É a Coderse trazendo água para o interior do estado”, pontuou.

Governo

Última atualização: 26 de julho de 2024 08:33.

Pular para o conteúdo