Publicado: 16 de maio de 2021, 14:53

Governo entrega 20 motocicletas e anuncia investimento superior a R$ 3 milhões em infraestrutura hídrica

Ordens de serviço autorizam obras e licitações para implantação de poços, sistemas de abastecimento de água e aquisição de equipamentos

Na última quinta-feira, 13, vinte motocicletas foram entregues pelo Governo de Sergipe a prefeituras e cooperativas, com o objetivo de fortalecer a atividade agropecuária familiar. O investimento de R$ 299 mil foi oriundo de emenda parlamentar de João Daniel, executada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Outros investimentos foram anunciados no ato simbólico, que marcou a assinatura de ordens de serviço e da autorização de licitação para a perfuração de poços, instalação de sistemas de abastecimento de água no interior do estado, e aquisição de equipamentos para Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), ultrapassando os R$ 3 milhões a serem investidos em infraestrutura hídrica, para promover o acesso à água para comunidades rurais.

Representando o governador Belivaldo Chagas, o secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, participou da solenidade e comentou a relevância dos investimentos. “Hoje é um dia importante para o Governo do Estado, estamos entregando motocicletas tanto para prefeituras quando para diversas associações e dando ordem de serviço para a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água, bem como de outras obras de infraestrutura para fortalecer a agricultura familiar, investir no homem do campo e fortalecer a cadeia produtiva agrícola do estado de Sergipe”, destacou Felizola.

As ordens de serviço assinadas autorizam o início da construção de 20 sistemas simplificados de abastecimento de água em 15 municípios, a partir de poços tubulares, da 2ª fase do Programa Água para Todos, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, no valor de R$ 2.030.108,99. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, o Estado também entra com contrapartida, para além da execução das obras. “Serão beneficiadas cerca de 600 famílias, dos municípios de Aquidabã, Cristinápolis, Estância, Ilha das Flores, Indiaroba, Itaporanga D’ajuda, Japaratuba, Neópolis, Poço Verde, Riachão do Dantas, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima e Umbaúba”, completou o gestor.

Também serão iniciados os serviços de construção de nove Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, a partir de poços, em povoados e assentamentos dos municípios de Areia Branca, Canindé, Gararu, Indiaroba, Itabi, Graccho Cardoso, Monte Alegre, São Cristóvão e Tomar do Geru, beneficiando 241 famílias. São mais R$ 402.638,91 investidos, a partir de emenda do deputado federal João Daniel, executada pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seias), em parceria com a Cohidro.

Na ocasião, também foi assinada a Autorização para a Licitação de Obras para construção de outros 15 sistemas simplificados de abastecimento de água com rede de distribuição para povoados e assentamentos de Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Lagarto e Riachuelo. O valor destinado à obra é de R$ 900 mil, também oriundo de emenda parlamentar de João Daniel. O Governo do Estado autorizou, ainda, a Licitação para aquisição de peças mecânicas a serem utilizadas em obras de recuperação dos perímetros irrigados, com recursos próprios, no valor de R$ 359.215,32. Serão adquiridos registro, válvulas, tubos e conexões utilizados na recuperação das estações de bombeamento e das linhas de distribuição de água para irrigação nos perímetros da Cohidro, situados em Canindé e Itabaiana.

Para o prefeito de Canindé, Weldo Mariano, os investimentos são importantes para o Alto Sertão. “Necessários para a nossa cidade e para o nosso estado. Como gestor do município de Canindé de São Francisco, venho aqui dizer a importância desse grandioso projeto que está chegando para os nossos municípios, para os nossos cidadãos, para ajudar aquele povo sofrido, em especial, o povo da minha cidade”, enfatizou o prefeito.

Atualizado: 16 de maio de 2021, 14:53