Publicado: 13 de fevereiro de 2020, 14:06

Seagri e Emdagro iniciam visitas a agroindústrias da cadeia produtiva e carne em Sergipe


Na última terça-feira (11), as equipes técnicas da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (EMDAGRO) iniciaram uma série de visitas ao setor empresarial atuante na cadeia produtiva da carne. O primeiro estabelecimento visitado foi o Frigorífico Serrano Agroindustrial, localizado no município de Itabaiana.

“O objetivo é conhecer de perto os frigoríficos e avaliar de que forma o Governo Estadual pode continuar contribuindo para aprimorar a oferta de carne oriunda da pecuária bovina, suína, e da ovino-caprinocultura para o mercado consumidor – cada vez mais exigente”, explicou o secretário de estado da Agricultura, André Bomfim. Ele também reforçou o convite aos empresários, para que dialoguem de maneira mais próxima com o Fórum Permanente da Agricultura Sergipana. A próxima reunião acontecerá em março.

As equipes foram recebidas pelo empresário Manoel Moacir Souza, que apresentou as instalações e resultados dos quase três anos de operação do frigorífico. “Temos contribuído para o desenvolvimento de Sergipe. Isso nos deixa feliz porque somos sergipanos de Campo do Brito. Hoje, além de prestamos um serviço de beneficiamento da carne dentro dos padrões de higiene exigidos pelos órgãos da Vigilância Sanitária e Inspeção Animal, para feirantes e pecuaristas de 40 municípios sergipanos. Com o abate de 11 mil animais por mês, empregamos diretamente 240 pessoas”, disse o empresário.

Condições adequadas
Localizado no povoado Lagoa do Forno, o Frigorífico Serrano Agroindustrial funciona às margens da rodovia estadual SE-255, entre os municípios de Itabaiana e Itaporanga. O complexo possui uma área total de 82.000 m², dos quais 6.000 m² são ocupados pelo frigorífico – que conta com lagoas de estabilização, que recebem todos os resíduos para tratamento biológico. Além da capacidade instalada para o abate de 720 bois por dia, uma segunda linha de produção tem capacidade para abater, diariamente, 200 suínos e 200 caprinos [que funciona apenas um dia na semana, devido à baixa demanda].

Após participar da visita, a diretora de Saúde Animal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade, afirma que ficou satisfeita com as condições gerais de funcionamento do frigorífico. “Além de ter uma médica veterinária contratada pelo frigorífico dentro da linha de produção, nós destacamos um veterinário da Emdagro para acompanhar de perto o trabalho desta empresa”, avaliou. Uma próxima visita será realizada na próxima semana (dia 19 de fevereiro), ao frigorífico Nutrial, no município de Propriá.


Atualizado: 13 de fevereiro de 2020, 14:06
Skip to content