Serviço de Inspeção da Emdagro trabalha na regularização de mais um laticínio em Sergipe

Laticínio Milk Vida, em porto da Folha, recebeu a visita da equipe técnica da Emdagro

Um trabalho importante desenvolvido pela Emdagro é a regularização dos estabelecimentos de produção de queijo para a obtenção do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) dos produtos de origem animal, na qual tem sua qualidade sanitária avaliada. Essa ação garante que a produção de alimentos esteja apta ao consumo e permite a comercialização destes produtos entre os diversos municípios Sergipanos. Exemplo dessa realidade, o Laticínio Milk Vida, localizado no Povoado Junco, em Porto da Folha, de propriedade de Carlos José Soares, recebeu, na última semana, a visita técnica da equipe da Emdagro para acompanhamento das orientações demandadas pelo Serviço de Inspeção de Produto de Origem Animal, para a emissão do SIE.

A vistoria foi realizada conjuntamente com os técnicos da Emdagro da Inspeção e Engenharia e técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), que discutiram os aspectos técnicos construtivos, as alterações detalhadas dos projetos arquitetônicos, hidráulicos e sanitários em comparação com os aspectos executivos checados com as normas técnicas. “As discussões se estenderam sobre a operacionalidade do empreendimento, considerando o fluxo de produção, armazenamento, conservação e expedição, além das medidas sanitárias implantadas com a participação da equipe técnica do empreendimento”, comentou a coordenadora da inspeção de produto de origem animal, a médica Veterinária da Emdagro, Tâmara Roxana.

De acordo com a diretora de Defesa Animal e Vegeta da Emdagro, Aparecida Andrade, as visitas técnicas multiprofissionais são importantes para orientar os produtores a conquistarem novos mercados através da certificação do SIE. “Importante enfatizar que é indispensável a regularização dos estabelecimentos, pois aqueles que não possuem o registro são considerados clandestinos, podendo ter seus produtos apreendidos e destruídos pelas autoridades competentes” esclarece.

Com os desafios que vêm encontrando e suas conquistas e sonhos sendo realizados, o produtor José Carlos Soares, proprietário do Laticínio Milk Vida, não esconde o orgulho de está próximo de conseguir o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). “Há menos de 10 meses o projeto que fizemos era para uma fábrica de até 2 mil litros/dia, mas depois de conseguir um bom negócio com a aquisição da antiga instalação da Coopeagril, situada em Porto da Folha, solicitei ao engenheiro para alterar o projeto para uma indústria de capacidade de até 20 mil litros/dia. Por isso, nossa gratidão a toda a equipe técnica da Emdagro e Seagri pela visita realizada. Agradeço também o governador Fábio Mitidieri pela preocupação com a geração de emprego e renda no Estado. É a realização de um sonho em poder vender meus produtos legalizados direitinho e para todo Sergipe, e , quem sabe além fronteiras”, destacou o produtor.

Governo

Última atualização: 14 de junho de 2023 10:26.

Pular para o conteúdo